A ideia
O SolarCombi+ é implementado para conseguir um melhor mercado para os sistemas de refrigeração solar de pequena escala que combinam os sistemas solares térmicos tradicionais para o aquecimento de água e do ar para uso doméstico (solar combisystem + cooling = Solar Combi+).
O mercado europeu da refrigeração solar
Os pequenos refrigeradores de sorção com capacidade de refrigeração de até 20 kW disponíveis no mercado serão identificados e promovidos no âmbito do projecto. Os sistemas serão normalizados com configurações básicas e a promoção destes vai reduzir consideravelmente o esforço na concepção para aplicações individuais. Isto criará as bases para o desenvolvimento de pacotes de soluções pelos parceiros de indústria participantes.
O projecto inclui uma análise do mercado, onde são identificados os mercados mais promissores que podem iniciar a aplicação da tecnologia e uma produção em larga escala.
Simulações
Os cenários virtuais vão ser elaborados para conseguir identificar as áreas de aplicação interessantes. As configurações do sistema promissoras em situações típicas serão simuladas e avaliadas baseando-se na análise do mercado.
Disseminação
Outras acções no âmbito do Solar Combi+ são as actividades de disseminação, incluindo a formação de instaladores de aplicações solares térmicas, apresentações dirigidas aos profissionais, informação para o público nas regiões mais promissoras, bem como o aconselhamento dos decisores e a promoção junto das autoridades públicas de instalações piloto.
Instaladores, responsáveis pelo planeamento e arquitectos serão convidados para seminários no âmbito do Solar Combi+ para disseminar a melhor e a mais correcta aplicação da tecnologia.
Objectivos e resultados
Os principais resultados do projecto SolarCombi+ serão os sistemas pré-concebidos elaborados como configurações normalizadas dos sistemas, baseados na análise do mercado e disponíveis numa ferramenta online, bem como as instalações piloto em edifícios públicos.
Grupos alvo
Os produtores de refrigeradores de sorção em pequena escala, as empresas de sistemas solares térmicos, grupos profissionais como os tradicionais instaladores de sistemas solares térmicos em pequena escala, os decisores, os potenciais clientes e também os responsáveis pela planificação de AVAC, os arquitectos e engenheiros são os grupos alvo do projecto.